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Sobre o Selo Digital

O que é o Selo Digital?

O Selo Digital é um código certificador de autenticidade dos atos praticados pelos cartórios de notas e de registro. Sua estrutura é composta por uma sequência de 15 dígitos alfanuméricos dispostos da seguinte forma: Os 6 primeiros dígitos correspondem ao número do Código Nacional da Serventia (CNS) que é a identidade da serventia perante o Conselho Nacional da Justiça;

Os três dígitos do centro são compostos por 3 letras;

E os 6 últimos dígitos são compostos por números.

Exemplo: 127035AAA000001
Quais os objetivos da implantação do selo?

Aprimorar os recursos de certificação dos atos dos Notários e Registradores do Serviço Extrajudicial do Estado do Tocantins;

Propiciar ao cidadão maior comodidade, rapidez e segurança nas operações feitas nos Cartórios Extrajudiciais do Tocantins;

Garantir maior efetividade à Corregedoria-Geral da Justiça para o desempenho da fiscalização das atividades dos Cartórios Extrajudiciais.

Como funciona?

O Selo Digital é um código que consta em todos os atos expedidos pelos Cartórios Extrajudiciais habilitados com essa tecnologia, e possibilita a consulta de autenticidade no site da Corregedoria Geral da Justiça por meio do link corregedoria.tjto.jus.br/selodigital.

O selo digital substitui o ato?

judiciais habilitados com essa tecnologia, e possibilita a consulta de autenticidade no site da Corregedoria Geral da Justiça por meio do link corregedoria.tjto.jus.br/selodigital.

Pela consulta do selo é possível saber o teor do ato?

Não. A pesquisa possibilita apenas a averiguação dos dados essenciais à confirmação de autenticidade do ato.

Quais as informações que aparecem para o usuário durante a pesquisa?

As informações variam de acordo com o tipo de ato e o tipo de seguimento do cartório. Geralmente são apresentadas informações sobre a data de realização do ato, tipo de ato, valor do emolumento, valor econômico do bem ou documento registrado, número do livro e folha, ou até mesmo informações sobre as partes.

Também aparecem os dados de contato do cartório, como telefone, endereço e email, caso o cidadão necessite confirmar alguma informação diretamente com a serventia.

Assim que um ato for finalizado no cartório as informações já estarão disponíveis na internet?

Existe um lapso de tempo de atualização, que pode variar de 15 minutos a 24 horas, para que as informações do ato estejam disponíveis na internet, conforme o tipo de ato e a estrutura tecnológica disponível no cartório.

Todos os cartórios estão emitindo atos com o selo digital?

Sim. Atualmente todos os cartórios do estado estão emitindo atos com o selo digital.